segunda-feira, novembro 28, 2005

25 de Novembro

25 de Abril e 25 de Novembro: o que significaram estas datas? Duas revoluções? Uma revolução a dois tempos? Duas visões distintas da democracia? O início e o fim da revolução?
*
A minha visão pessoal do 25 de Novembro põe esta data na mesma ordem de importância do dia em que o regime autoritário e conservadorista de Oliveira Salazar e na altura conduzido por Marcello Caetano caiu por terra, legitimado pela acção e vontade de um povo que aspirava a ideais democráticos; não digo isto de ânimo leve, pois se o 25 de Abril derrubou uma má visão de como e onde deve o poder político ir buscar a sua legitimidade, por outro lado instaurou o caos e a desordem, não só social, mas também política, económica e militar, mergulhando o país numa penosa busca pelo equilíbrio democrático que visões partidárias assimétricas tornavam difícil. Por isso digo, de acordo com aquilo que me é dado saber – já que não presenciei in loco -, que o 25 de Novembro foi a data que salvou Portugal e a democracia de uma guerra civil anunciada e talvez de uma outra ditadura, desta feita da esquerda revolucionária e militarista. Penso que esta data, por controversa e indesejada por uns, tem sido sucessivamente esquecida e posta em segundo plano e nem sequer relembrada nas comemorações do 25 de Abril. O período revolucionário foi conturbado, de resto cometeram-se excessos e actos no mínimo censuráveis, pessoalmente – e só para enumerar alguns- nunca poderia concordar com reformas agrárias, com apelos revolucionários em sectores do MFA e a sua ascênsão política, com o processo de independência das colónias, etc... contudo é natural que o extravasar de emoções sistemáticamente reprimidas a isso conduzisse.
*
Na minha óptica o 25 de Novembro foi a consubstanciação e o triunfo daquilo que viria a ser o sonho de uma República Democrática em Portugal; esse triunfo deve-se em grande parte a um óptimo trabalho de bastidores do intitulado “grupo dos nove”, com especial destaque para Ramalho Eanes e Costa Gomes que, pressionando o Conselho da Revolução, conseguem primeiramente retirar os poderes de intervenção para restabelecimento da ordem pública do COPCON(Comando Operacional do Continente) comandado pelo General Otelo Saraiva de Carvalho (próximo dos revolucionários) - neutralizando assim os SUV(Soldados Unidos Vencerão) que, tentavam no seio do MFA e em conjunto com a esquerda revolucionária, instituir um Poder Popular de Base de cariz militarista; numa segunda etapa, procurando apoio nos militares moderados, no PS e PPD e também no PCP – junto do qual obtiveram a confirmação de que este partido não convocaria seus militantes para uma luta de rua - decidem assim, com a estrita colaboração dos Comandos da Amadora, neutralizar os militares revoltosos que ocuparam a Base de Monsanto, tal como o Regimento da Polícia Militar (unidade esta, também próxima da esquerda revolucionária), mais tarde destituem do cargo de Comandante do COPCON Otelo e do cargo de Chefe de Estado Maior do Exército Carlos Fabião, indo ocupar o cargo deste o General Eanes. Com o acima referido consenso partidário, o "grupo dos nove", consegue também controlar e retirar poder às forças conservadoras e neofascistas que vinham crescendo.
*
Poderá ter sido conspiração ou empolamento de uma instável situação; poderá ter sido um golpe ou um contra-golpe; a verdade é que esta data marca o início da estabilidade para o processo que culminaria com a aprovação da Constituição da República (2 de Abril de 76), das eleições legislativas para a formação do I Governo Constitucional (25 de Abril de 76) – das quais saiu vitorioso o Dr. Mário Soares e das eleições presidenciais (27 de Junho de 76) – das quais sai vencedor o General Ramalho Eanes.
*
Abril não foi só um dia...

11 comentários:

Homem da faina disse...

não foi de facto... muito se aprende contigo rapaz.

proteinita disse...

Concordo com o Homem da faina.
Mas também não esperava que defraudasses as expectativas que depositamos em ti.

Um grande Beijinho

Do teu aminoácido essencial

augustoM disse...

Esta coisa do 25 de Abril e do 25 de Novembro, faz lembrar um filme em que o guião é escrito depois das filmagens. Eu vi e vivi todas as filmagens, o que me permite avaliar a veracidade do guião.
Povo de curta memória, com o passar do tempo, deixou-se envolver nos erredos subjacentes aos interesses de quem os montou, legando aos que não assistiram às filmagens um guião de conveniência, onde os actores nem sempre desempenharam o papel guionado.
O 25 de Abril foi uma insurreição levada a cabo pelos militares que não queriam continuar a combater em África, sem qualquer participação popular.
O 25 de Novembro foi a contra revolução que nos levaria de volta à ditadura, e fico-me por aqui.
Contar detalhadamente a vivência daquela altura, a sucessão dos factos que levaram aos acontecimentos, só um livro tem espaço para tal.
O que neste momento posso afirmar é que todos mentem no seu envolvimento nos acontecimentos.
Foi medsmo uma revolução das bananas, os resultados ainda estão à vista e a verdadeira História muito ben guardada.
Um abraço. Augusto

sem medo disse...

Um grande bem-haja a todos que me leram e que me leiem; infelizmente não tenho encontrado tempo para escrever neste espaço tanto quanto gostaria, mas enfim...faz-se o que se pode;

o tema desta publicaçãojá tem teias, posso dizer que sobre ele segui atentamente o programa Prós e Contras da RTP1 sobre o assunto e bem posso dizer que concordo com o Augusto, no meio de palavras, frases e estórias dos respectivos intervenientes, fiquei tão confuso quanto aquilo que já conhecia da matéria; continuo pouco esclarecido, mas continuo a crer que a versão oficial não deve andar muito longe da realidade, claro está que com mais ou menos nuances de casuística, próprias de um período conturbado que se vivia à data;

Luzes, concordo inteiramente contigo, mas para tal ser possível teríamos que começar por reformular os livros e o programa de História, pois eu bem me lembro que quando estudei este período, o livro então adoptado pelo estabelecimento que frequentava era muito vago, confuso e ambíguo;

Abraços e beijos

augustoM disse...

Um feliz Natal e a concretização de todosos sonhos em 2006.
Um abraço. Augusto

Anónimo disse...

Hi people
I do not know what to give for Christmas of the to friends, advise something ....

Anónimo disse...

Hello. Good day
Who listens to what music?
I Love songs Justin Timberlake and Paris Hilton

Anónimo disse...

How do you do !
- principiodocontraditorio.blogspot.com y
07 car civic honda
buy used car
car undefined used
used car bergen
used car oakland
used car greensboro
used car raleigh
used car killeen
used car vallejo
used car tacoma

Anónimo disse...

Enjoyed a lot! Free bingo php Skeleton wedding invitations Goldstar humidifiers Bmw 740il 2001 Bmw 1100rt

Anónimo disse...

Where did you find it? Interesting read 2006 h3 hummer Mexican sports Austin malpractice lawyers drug infonet klonopin neuro Learn all about accounting and bookkeeping

Anónimo disse...

Best regards from NY! Last minute cruise holiday from australia code brakers parental control cappuccino coffee delonghi maker low blood pressure systoms florida refinance vulnerability cisco wlse Car alarm adjustments Research article on the topic of cellulitis